sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017
domingo, 12 de fevereiro de 2017
Compartilhando conhecimento
CAU/MG
“Lenda viva”, Paulo Mendes da Rocha recebe hoje a Medalha de Ouro do RIBA
1 de fevereiro de 2017 |
O arquiteto em seu escritório em São Paulo.
O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha recebe nesta quarta-feira (01/02/17), em Londres, a Medalha de Ouro Real concedida pelo Royal Institute of British Architects (RIBA).
Dada em reconhecimento do trabalho de uma vida, a premiação é aprovada pessoalmente por Sua Majestade a Rainha e é concedida a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma influência significativa, direta ou indiretamente, no avanço da Arquitetura mundial.
Concedido desde 1848, a lista dos ganhadores da Medalha de Ouro do RIBA inclui Zaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983), Frank Lloyd Wright (1941) e Sir George Gilbert Scott (1859). Oscar Niemeyer (1998) foi o único outro arquiteto brasileiro a ter recebido a honra.
Falando sobre o prêmio, a presidente do RIBA e presidente do comitê de seleção, Jane Duncan, disse: “O trabalho de Paulo Mendes da Rocha é altamente incomum em comparação com a maioria dos arquitetos mais famosos do mundo. É um arquiteto com uma incrível reputação internacional, mas quase todas as suas obras-primas são construídas exclusivamente em seu país de origem. Revolucionária e transformadora, a obra de Mendes da Rocha tipifica a arquitetura do Brasil dos anos 50 – concreto cru, robusto e belamente “brutal”.
“Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva. Estou muito feliz por ele ser agraciado com a Royal Gold Medal, uma das honras mais importantes do mundo para a arquitetura”, completou.
Paulo Mendes da Rocha é também detentor, entre outras honrarias internacionais, do Prêmio Mies van der Rohe (2000), do Prêmio Pritzker (2006) e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016).
“Depois de tantos anos de trabalho, é uma grande alegria receber esse reconhecimento do Royal Institute of British Architects pela contribuição que minha vida de trabalho e experiências deu ao progresso da Arquitetura e da Sociedade”, disse ao arquiteto por ocasião do anúncio de sua escolha. “Gostaria de enviar os meus mais sinceros agradecimentos a todos os que partilham a minha paixão, em particular os arquitetos britânicos, e divido este momento com todos os arquitetos e engenheiros que colaboraram nos meus projetos”.
Nascido em Vitória, Brasil, em 1928, Paulo Mendes da Rocha recebeu o reconhecimento do RIBA por sua significativa contribuição à arquitetura. “Os numerosos edifícios culturais notáveis de Mendes da Rocha, construídos em seu estilo brutalista brasileiro, com estruturas de concreto expostas e acabamentos ásperos, são amplamente associados com a transformação da cidade de São Paulo”, diz comunicado do instituto.
Em 1957, ele completou seu primeiro prédio célebre, o Clube Atlético de São Paulo, seguido por um grande número de outros edifícios públicos na cidade, incluindo a Capela de São Pedro (1987), o Museu Brasileiro de Escultura MuBE (1988), o Pórtico da Praça do Patriarca (1992- 2002), a Pinacoteca do Estado (1993) e o Centro Cultural FIESP (1997). Fora de São Paulo, destacam-se o Estádio Serra Dourada em Goiás (1973), a Capela da Senhora da Conceição em Recife (2006) e o Cais das Artes em Vitória (2008)”.
“Apesar da reputação internacional de Mendes da Rocha, existem apenas alguns exemplos para apreciar seu trabalho fora de seu país de origem, com a significativa exceção do pavilhão do Brasil na Expo’70 (Osaka, Japão) e do Museu dos Coches (Lisboa, 2015)”, ressalta o RIBA.
A premiação ocorrerá em jantar de gala. Inicialmente, Mendes da Rocha será saudado por dois outros ganhadores da honraria, o inglês David Chipperfield e o irlandês John Tuomey, além da irlandesa Yvonne Farrell (recém nomeada, juntamente com Sherlley McNamara, curadoras da Bienal de Veneza de 2018). O escocês Neil Gillespie, da Foundation for Archictecture and Education, fará a leitura do termo de premiação. Em seguida, o arquiteto brasileiro concederá uma entrevista conduzida pelo arquiteto escocês John McAslan e, finalmente, será feita a entrega da Medalha de Ouro.
O evento do dia 01/02 é a principal atividade da Royal Gold Medal Week 2017, que terá ainda uma palestra de Mendes da Rocha, na terça-feira (31/01), sobre sua vida como projetista e professor, e palestras de outros profissionais de vários países, entre os dias 30/01 e 03/02, sobre os rumos da Arquitura. No dia 30 haverá anda a recepção aos novos membros do RIBA.
sábado, 11 de fevereiro de 2017
Compartilhando
Matéria do site CAU/MG
Vai construir ou reformar? Conte com arquitetos e urbanistas!
8 de fevereiro de 2017 |
Conheça quais são atividades realizadas e como são feitos serviços de Arquitetura e Urbanismo.
![](https://www.caumg.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/ARQUITETOS-E-URBANISTAS-1b-1.jpg)
O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções especiais, e construir ou reformar o seu imóvel. Contratar um arquiteto valoriza o imóvel: ele tem a formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando a obra mais agradável, ambientalmente sustentável e adequada às necessidades do cliente e ao seu orçamento. Devido à sua ampla formação técnico-artista, o arquiteto está preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto também pode se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação dos operários, oferecendo um elenco completo de serviços.
Veja os campos de atuação dos arquitetos e urbanistas:
- Concepção e execução de projetos de Arquitetura e Urbanismo;
- Arquitetura de Interiores;
- Arquitetura Paisagística;
- Projeto e soluções tecnológicas para restauro, conservação e reabilitação de obras do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico;
- Planejamento Urbano e Regional (saneamento básico e ambiental, infraestrutura, sinalização, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos);
- Topografia (elaboração e interpretação de informações topográficas);
- Tecnologia e Resistência dos Materiais;
- Conforto Ambiental;
- Meio Ambiente (estudos de impacto e licenciamento ambiental, Utilização Racional dos Recursos e Desenvolvimento Sustentável).
![](https://www.caumg.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/ARQUITETOS-E-URBANISTAS-3-1.jpg)
O trabalho se divide nas seguintes etapas:
- Início: Pode se iniciar já na escolha do terreno para implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislação edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem análise da viabilidade do projeto.
- Estudo Preliminar: Estudo do problema para determinação da viabilidade de um programa a ser adotado.
- Anteprojeto ou Projeto Pré-Executivo: Solução geral do problema por definição do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral, possibilitando a compreensão da obra a ser executada.
- Projeto legal: Desenhos e textos exigidos por leis e regulamentos de diversos órgãos públicos.
- Projeto Executivo: Solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações, especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada. Determinação da distribuição dos elementos do sistema estrutural e dos pontos de distribuição das redes hidráulicas, sanitárias, telefônicas, de ar condicionado, elevadores e informática.
- Coordenação: Coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico, tais como cálculo de estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias, telefônicas e de informática.
- Execução da Obra ou Serviço: Etapa que aborda a coordenação, administração e execução, acompanhamento ou gerenciamento do serviço ou da obra.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Mais um projeto e de propriedade de um engenheiro civil em Vespasiano.
Um projeto limpo e simples em sua forma ortogonal e horizontal.
Linhas retas dão a primícia que orientou a proposta por parte do proprietário.
Casa possui um pé direito duplo na sala de visita e 3 quartos, 3 vagas, cozinha ampla,sala de estar , varanda lateral, depósito, canil, sala de tv e jogos, sala de jantar, lavabo, banho externo, espaço gourmet, piscina, pergolado coberto de vidro e muito jardim que circula toda a casa, causando uma climatização interna fantástica,
vejam as fotos da maquete virtual.