Madri destrói avenida em marginal para construir parque linear de 42km - STUDIO DE ARQUITETURA LJ

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Madri destrói avenida em marginal para construir parque linear de 42km

Madri destrói avenida em marginal para construir parque linear de 42km

oLÁ aMIGOS 

Confira esta reportagem de um exemplo magnifico de superação da humanidade e  meu ambiente urbano, coisas assim acontecem quando a sociedade que o maior valor é a do bem viver com qualidade de vida e não o uso abusivo de transportes particular que assola as ruas causando inúmeros  problemas para saúde, mobilidade e segurança  publica. Isso é possível graças  um transporte publico de qualidade. Vamos acreditar que exemplos assim O Brasil possa de fato copiar e aplicar, apesar das mentes atrasadas de nossos governantes. 

ARQUITETURA & DESIGN 





Madri destrói avenida em marginal para construir parque linear de 42km

A estrada se transformou em uma enorme área de convivência, lazer e de resgate da biodiversidade
8 de novembro de 2016 • Atualizado às 09 : 56

O espaço concentra diversas opções de lazer e soluções que facilitam o deslocamento dos habitantes. | Foto: Prefeitura de Madri


Madri não é apenas a capital espanhola, ela é também uma das maiores cidades europeias. Com seus mais de três milhões de habitantes, o município enfrenta muitos problemas comuns às metrópoles, como o trânsito e a falta de qualidade de área verde disponível aos moradores. Para resolver parcialmente este problema, a prefeitura local tem investido em soluções voltadas às pessoas e não apenas aos carros. Uma das grandes apostas foi a substituição da avenida na marginal do rio Manzanares por um parque linear.
Foto: Divulgação
A estrada, que antes transportara milhares de carros e possuía estruturas para mais de mil vagas de estacionamento subterrâneo, se transformou em uma enorme área de convivência, lazer e de resgate da biodiversidade local e da qualidade de vida dos moradores da região.
Foto: Divulgação
Assinado pelos arquitetos Gines Garrido e Adriaan Geuze, o parque linear foi apelidado de Madrid Río. O espaço concentra diversas opções de lazer e soluções que facilitam o deslocamento dos habitantes. Por ter 42 quilômetros de extensão, ele conecta vários bairros. Suas ciclovias e pistas de caminhada, cercadas por árvores e pelo próprio rio, permitem que as pessoas passeiem ou se desloquem entre os bairros com segurança. O parque ainda possui dezenas de estações de metrô e trem, que o conectam aos bairros mais periféricos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O projeto trocou os mais de 200 mil carros que trafegavam pela avenida diariamente por onze novas áreas de lazer infantis, seis áreas de lazer para jovens e adultos, trinta quilômetros de ciclovias, 253 mil metros quadrados de áreas livres, que podem ser usadas para práticas esportivas diversas, 33 mil novas árvores e 429 hectares de zonas verdes.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A enorme área ao ar livre pode ser usada para o lazer e também para eventos culturais. Mas, a prefeitura também pretende transformar antigas estruturas nos arredores dos parques em centros culturas para exposições e aulas de dança e música.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O projeto foi idealizado pela prefeitura de Madri em 2007 e em 2011 já estava completamente finalizado. O que antes era apenas uma via exclusiva para o tráfego de veículos poluentes, hoje é um espaço que agrega vida e valo à cidade.
Clique aqui para ver mais detalhes d

Nenhum comentário:

Postar um comentário